quinta-feira, 16 de abril de 2015

Revista de artesanato de São Francisco do Sul!

A revista de artesanato de São Francisco do Sul, está pronta e os exemplares já estão sendo distribuídos para quem tiver interesse, pelos artesãos de São Francisco do Sul que trabalham com o artesanato da Conservação e pelo Projeto Toninhas.

Figura 1. Revista dos Artesãos capa e folha final.
A Revista foi criada através da parceria do Projeto Toninhas com os artesãos de São Francisco do Sul e tem o objetivo de ensinar algumas técnicas que podem ser aplicadas para trabalhar com o artesanato da conservação.

Figura 2. Técnica de mosaico descrita pelo artesão Sr. Botelho. 
Quem tiver interesse em adquirir exemplares da revista pode entrar em contato com os artesãos, nas lojas de artesanato do Centro Histórico e da Praia da Enseada, ou entrar em contato com o Projeto Toninhas pelo email projetotoninhas@yahooo.com.br ou pelo telefone (47)3471-3816. Aproveite!


segunda-feira, 30 de março de 2015

Oficina de cerâmica para estudantes!

No último dia 20, aconteceu na Univille de São Francisco do Sul, uma oficina de cerâmica para estudantes da rede municipal de ensino.

Figura 1. Grupo de alunos e artesã que participaram da oficina.
Figura 2. Crianças modelando em argila.
A oficina foi ministrada pela artesã Dionara Rocha, que participou dos cursos de capacitação promovidos pelo Projeto Toninhas e que já estava trabalhando com animais da fauna local, durante suas aulas na Casa da Cultura de São Francisco do Sul.


Figura 3 e 4. Peças produzidas na oficina.

Durante a atividade foram confeccionadas toninhas e tartarugas marinhas em argila! A oficina foi um modo divertido de trabalhar com a conservação da fauna local, contribuindo com divulgação de um trabalho muito importante na nossa região que é o artesanato da conservação.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Artesanato da Conservação em Cerâmica!

O artesanato da conservação em São Francisco do Sul, também é feito através da técnica de cerâmica. A Cerâmica é a confecção de objetos, utilizando-se materiais inorgânicos, não metálicos, principalmente a argila, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas. A reprodução de animais através desta técnica, já acontece há muito tempo, no Brasil, tribos indígenas já reproduziam animais em suas cerâmicas, como é o caso da Tribo Marajoara, formada por antigos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará.  
Figura 1. Foto de um Lobo-marinho de cerâmica, produzido pelo artesão Celso Luis da Silva, de São Francisco do Sul.
Além de comprar, também é possível aprender a fazer estes materiais na nossa região. Em 2014, a Casa da Cultura de São Francisco do Sul, promoveu um curso de cerâmica, onde a professora e artesã Maria Dionara Rocha, ensinou os alunos a fazerem alguns animais como aves, peixes, tartarugas e golfinhos.
Figura 2. Francielle aluna do curso de cerâmica produzindo uma tartaruga.
Figura 3. Tucano produzido em cerâmica. 
Figura 3. Corujas produzidas em cerâmica.
Através dessa técnica é possível confeccionar objetos utilitários, esculturas e outros materiais decorativos. Quem tiver interesse em adquirir estes materiais, pode encontrá-los nas lojas de artesanato do Centro Histórico e na Praia da Enseada, em São Francisco do Sul.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Transformando lixo em arte!

Pneus velhos são diariamente descartados e podem prejudicar o meio ambiente caso este descarte não seja feito de forma adequada. Mas reutilizar os pneus velhos pode ser uma excelente alternativa, reduzindo a geração de resíduos e produzindo materiais úteis ao dia a dia. 
Figura 1. Pneus descartados. (FONTE: Google)
Com a necessidade de disponibilizar cadeiras ou bancos para os visitantes do Espaço Ambiental Babitonga, pensamos que os pneus velhos poderiam ser úteis e poderiam resolver nosso problema. Assim, produzimos “puffs” de pneus que ficarão a disposição das crianças no “Cantinho do Boto-cinza”, que será inaugurado em março deste ano.
Figura 2. Os pneus são cortados com o auxílio de um estilete. 
Começamos o trabalho e rapidamente produzimos uma dúzia de puffs que ficaram bonitos, confortáveis, práticos e com custo bem reduzido. Além disso, você pode dar um toque todo especial com tinta e tecido para decorá-los. Solicite o passo a passo através do email projetotoninhas@yahoo.com.br.
Figura 3. Puff pronto com encosto.

BOM DESCANSO!!!