terça-feira, 18 de novembro de 2014

Revista de Artesanato de São Francisco do Sul.

Figura 1. Artesã Maristela produzindo o artesanato da conservação com materiais recicláveis.
Nos dias 28 e 29 de outubro foi realizada uma sessão de fotos com artesãos da região para a elaboração da Revista de Artesanato de São Francisco do Sul, intitulada “Aprendendo com os artesãos de São Chico”.
Figura 2. Artesã Neuzeli utilizando a técnica de Petch Colagem para produzir o artesanato da conservação.
Os artesãos de São Francisco do Sul, que já vem construindo uma parceria com o Projeto Toninhas desde 2012 através de cursos e oficinas sobre as técnicas de artesanato, agora estão contribuindo com a elaboração de uma revista, no modelo “faça você mesmo”.
Figura 3. Artesãos (A) Eliane e (B) Sr. Botelho produzindo o artesanato da conservação.
O objetivo da publicação desta revista é divulgar o trabalho do artesanato da  conservação,  incluindo a comunidade e escolas da região. 
Figura 4. Artesão Sr. Botelho utilizando a técnica de mosaico para produção do artesanato da conservação.
Em breve, a versão impressa estará disponível para distribuição!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Artesanato da conservação nas escolas!

O artesanato da conservação também acontece nas escolas! Os artesãos locais, que trabalham com o artesanato da conservação, estão ministrando oficinas nas escolas municipais e estaduais da região.
Imagem 1. Artesã ensinando as crianças.

O objetivo é trabalhar a arte voltada para a educação ambiental dos estudantes. É um modo interessante de englobar diferentes assuntos abordados nas escolas, como meio ambiente e cultura local, de forma dinâmica e prazerosa, mostrando às crianças uma atividade muito comum na região que contribui na geração de renda.

Imagem 2. Estudantes fazendo artesanato.

As oficinas iniciaram no mês de agosto. Já foram realizadas oficinas de confecção de animais em feltro com a artesã Cristine Meirelles; oficinas de serigrafia, com a artesã Ana Cláudia da Silva; e oficinas de Pacth Colagem, com as artesãs Neuzeli Mattos Prange e Eliane de Fátima Barbosa. Também estão sendo organizadas oficinas de mosaico, que serão ministradas pela artesã Ana Cláudia da Silva.

Imagem 3. Grupo de crianças com a artesã.

Estas oficinas estão sendo ministradas por artesãos que participaram dos cursos de capacitação promovidos pelo Projeto Toninhas. O conhecimento que eles adquiriram nos cursos estão sendo repassados para as crianças e jovens, talvez futuros artesãos da região! 

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Desenhos em giz e carvão dos bichos da Babitonga!

A Casa de Cultura de São Francisco do Sul está realizando cursos de desenho com giz paste e carvão para artesãos locais. O carvão é o método artístico de desenho mais antigo que se conhece e, ao mesmo tempo, o mais simples. O giz paste é muito utilizado para expressar detalhes dos animais e dar personalidade ao desenho.

Garça-branca-grande
Um dos temas abordados durante as aulas é a reprodução dos animais da fauna local. O curso é ministrado pela professora Vanessa Meira, que já realizou outros cursos de capacitação voltados ao artesanato da conservação, como o curso “Serigrafia: impressão da fauna local”, em parceria com o Projeto Toninhas, realizado em maio de 2014.   

Toninha




















  

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Curso de Mosaico

Nos dias 05 e 06 de agosto ocorrerá mais um curso de capacitação para os artesãos de São Francisco do Sul. Desta vez, a técnica ensinada será o mosaico!


A técnica de mosaico utiliza peças recortadas, coladas próximas umas das outras, produzindo um determinado desenho ou imagem. Estas peças podem ser feitas de diversos materiais, mas neste curso o material utilizado será o azulejo.

Tartaruga-verde produzida pelo artesão Sr. Hermenegidio José Botelho.
O curso será ministrado pelo Sr. Hermenegidio José Botelho, um artesão de São Francisco do Sul que desenvolve peças que representam a fauna local, como a toninha, a tartaruga e o cavalo-marinho.

Cavalo-marinho produzida pelo artesão Sr. Hermenegidio José Botelho.

As inscrições estão abertas e poderão ser feitas até o dia 31/07, através do telefone (47)3471-3816 ou pelo email projetotoninhas@yahoo.com.br. Para obter mais informações entre em contato! 

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Unindo arte, tecidos e conservação!

Os artesãos de São Francisco do Sul participaram de mais um curso de capacitação desenvolvido pelo Projeto Toninhas! O curso de Patch Colagem ocorreu nos dias 1,2 e 3 de julho, na Univille de São Francisco do Sul, no bairro Iperoba.

Artesãos da turma da manhã e professora do curso.

Artesãos da turma da tarde e professora do curso.

A Patch Colagem é uma técnica ornamental, utilizada para decorar tecidos como roupas e toalhas. É uma atividade muito simples, onde o artesão utiliza retalhos como matéria prima do seu trabalho.

Artesãos produzindo os materiais.
  
A arte de unir retalhos tem história e começou a ser utilizada por povos nômades do Egito que uniam pedaços de lã e peles de animais para se protegerem do frio. 






Atualmente, a técnica recebeu destaque e aparece em diversos produtos feitos de tecido. Entretanto, o uso da Patch Colagem para divulgar animais como golfinhos, tartarugas, aves, tamanduá e caranguejos é algo novo!





Venha conferir nossos novos produtos com a técnica de Patch Colagem no Centro Histórico e na Praia da Enseada, em São Francisco do Sul!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Resultado do Curso de Serigrafia

Nos dias 5, 6 e 7 de maio ocorreu o curso “Serigrafia: impressão da fauna local”, que contou com a presença de 14 artesãos de São Francisco do Sul.

Professora do curso e artesãos de São Francisco do Sul presentes no curso.
Durante o curso os artesãos aprenderam todos os procedimentos para produzir as telas e o fotolito (lâmina plástica transparente com a imagem em preto, impressa de maneira uniforme). Além disso, praticaram o processo de impressão em tecido utilizando os animais da fauna local.

 Artesãos produzindo suas telas.

 Artesãos imprimindo suas imagens na tela.
Os principais animais utilizados foram a coruja, o caranguejo, o guaxinim, a tartaruga e a toninha.

Impressão de uma toninha em tela.

Impressão de uma tartaruga marinha e uguaxinim em tela.
Essas são as primeiras impressões realizadas durante o curso. Porém, em breve serão postadas novas imagens com os materiais produzidos utilizando a técnica de serigrafia. Estes materiais estarão disponíveis para venda nos espaços destinados ao artesanato no Centro Histórico e na praia da Enseada, em São Francisco do Sul.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Curso de Serigrafia

Nos dias 05 a 07 de maio será realizado um curso de serigrafia, voltado ao artesanato da conservação, na Universidade da Região de Joinville – Univille, em São Francisco do Sul.

Cartaz de divulgação do curso de serigrafia.
A técnica de serigrafia se baseia num processo de impressão de imagens, onde a tinta é vazada por uma tela feita de tecido, geralmente de náilon ou seda, com a ajuda de um rolo ou outro material para pressioná-la. A impressão ocorre através da aplicação de uma camada de emulsão na tela; com isso, o contorno das imagens fica impermeabilizado e a tinta vaza apenas no local que se quer estampar. A impressão pode ser realizada em diversos materiais, como tecido, papel, plástico, borracha, madeira e vidro, entre outros, com tamanho, espessura e cores variadas.

Toninhas feitas em técnica de serigrafia.

Muito utilizada, esta técnica pode transformar as imagens em mensagens de fácil assimilação. Para o artesanato da conservação esta pode ser uma técnica muito interessante, pois permite divulgar as formas e cores dos animais da região. É o que pretendemos fazer na Baía da Babitonga!

sexta-feira, 7 de março de 2014

Materiais com fibra de bananeira

Alguns artesãos de São Francisco do Sul estão reproduzindo os animais da região utilizando a fibra de bananeira. A artesã Ana Cláudia da Silva trabalha na extração da fibra da bananeira e fornece a outros artesãos da comunidade, que utilizam o material para a confecção do artesanato da conservação. É o caso das artesãs Maristela Amorim Tavares e Joana Alice Souza e Silva.

Produto confeccionado com fibra de bananeira 
da artesã Maristela Amorim Tavares

Produto confeccionado com fibra de bananeira 
da artesã Joana Alice Souza e Silva
A fibra de bananeira é produzida a partir das chamadas “bainhas foliares” extraídas do pseudocaule da bananeira, que equivale a seu tronco. Após a retirada das bainhas do pseudocaule, estas são cortadas em tiras, lavadas e secas ao sol. As fibras ainda podem sofrer um processo de tingimento.


Processo de extração da fibra feita pela Artesã Ana Cláudia

Segundo a artesã Ana Cláudia da Silva, numa mesma bainha pode-se obter diferentes tipos de fibra. As características das fibras variam de acordo com a espécie, local de crescimento, manejo da planta e localização no pseudocaule. As bainhas mais externas, chamadas de capa, fornecem fibras mais escuras e mais resistentes, utilizadas para a produção de materiais mais duradouros; as bainhas intermediárias e internas, conhecidas como renda e seda, são mais claras e frágeis, e são utilizadas principalmente para o acabamento e ornamentação das peças artesanais.

Fibras tingidas e os diferentes tipos.
A produção de materiais com fibra de bananeira é uma alternativa sustentável que contribui com a conservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que incentiva a geração de renda, o desenvolvimento da cultura local e de artesanatos de qualidade. Apoie você também este trabalho!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Etiquetas do Projeto Toninhas


Alguns artesanatos que representam a fauna local de São Francisco do Sul possuem etiquetas do Projeto Toninhas com informações sobre os animais que estão sendo apresentados.



As etiquetas ajudam a divulgar a fauna local, incluindo as principais ameaças que as espécies enfrentam.


Essas etiquetas são produzidas e oferecidas pelo Projeto Toninhas. Todo o material confeccionado que represente as características reais dos animais da região pode ser etiquetado. Os produtos são avaliados pela equipe do Projeto Toninhas, que dá instruções de como reproduzir os animais da forma mais realista possível.


Muitos produtos etiquetados são resultados de cursos de capacitação para artesãos oferecidos pelo Projeto Toninhas em parceria com a Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul, como o curso “Artesanato da conservação: confecção da fauna em feltro”, realizado em outubro de 2013.


Compre um produto com etiquetas do Projeto Toninhas e conheça um pouco mais sobre os animais que vivem na região da Baía da Babitonga!


*Os recursos obtidos com a venda deste artesanato NÃO são destinados ao Projeto Toninhas.