sexta-feira, 7 de março de 2014

Materiais com fibra de bananeira

Alguns artesãos de São Francisco do Sul estão reproduzindo os animais da região utilizando a fibra de bananeira. A artesã Ana Cláudia da Silva trabalha na extração da fibra da bananeira e fornece a outros artesãos da comunidade, que utilizam o material para a confecção do artesanato da conservação. É o caso das artesãs Maristela Amorim Tavares e Joana Alice Souza e Silva.

Produto confeccionado com fibra de bananeira 
da artesã Maristela Amorim Tavares

Produto confeccionado com fibra de bananeira 
da artesã Joana Alice Souza e Silva
A fibra de bananeira é produzida a partir das chamadas “bainhas foliares” extraídas do pseudocaule da bananeira, que equivale a seu tronco. Após a retirada das bainhas do pseudocaule, estas são cortadas em tiras, lavadas e secas ao sol. As fibras ainda podem sofrer um processo de tingimento.


Processo de extração da fibra feita pela Artesã Ana Cláudia

Segundo a artesã Ana Cláudia da Silva, numa mesma bainha pode-se obter diferentes tipos de fibra. As características das fibras variam de acordo com a espécie, local de crescimento, manejo da planta e localização no pseudocaule. As bainhas mais externas, chamadas de capa, fornecem fibras mais escuras e mais resistentes, utilizadas para a produção de materiais mais duradouros; as bainhas intermediárias e internas, conhecidas como renda e seda, são mais claras e frágeis, e são utilizadas principalmente para o acabamento e ornamentação das peças artesanais.

Fibras tingidas e os diferentes tipos.
A produção de materiais com fibra de bananeira é uma alternativa sustentável que contribui com a conservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que incentiva a geração de renda, o desenvolvimento da cultura local e de artesanatos de qualidade. Apoie você também este trabalho!